
Caminho do
Quilombo
1,8 km
Leve
3 horas
A magia de uma vivência cultural através da comunidade quilombola Campina dos Morenos. Um aprendizado sobre a história do Paraná pelos passos dos personagens principais deste episódio de luta pela liberdade e conquista de uma identidade social.
A comunidade de Campina dos Morenos é remanescente quilombola e estima-se que a sua formação tenha sido no final do século XIX. Pessoas que fugiam da escravidão se abrigaram nas matas da região e viveram isoladas por muitos anos.
O passeio começa com um momento na Casa Histórica Campina Velha que abriga uma biblioteca e exposição de objetos e imagens. É possível observar traços característicos na decoração através dos artesanatos que envolvem pinturas, bordados e costuras sempre muito coloridos. É exibido também o documentário Remanescências - Histórias da Campina, feito junto com jovens da comunidade e trazendo relatos de pessoas que cresceram na Campina, como a Tia Lica de mais de 100 anos de vida.
Então seguimos para uma caminhada de 1,8 km para conhecer o local, apreciando aspectos da organização como a arquitetura, a cultura e costumes, bem como a natureza ao seu redor. Visitamos então o Olho D’água de São João e a Capela de São Martinho, marcos da mística tradicional. Seguimos a nossa caminhada por entre as casas tradicionais até o Poço das Lavadeiras, área onde as pessoas lavavam suas roupas utilizando as águas do rio.
A trilha continua pelo Carreiro da Visagem até a Cachoeira Mãe de Ouro, trechos envoltos em causos e lendas, como a da bola de fogo e da panela de ouro. Quem quiser poderá apreciar um banho de cachoeira e aos que gostam de uma boa comida caseira, o Almoço Quilombola é de dar água na boca. Na comunidade vivem pessoas muito acolhedoras, e escolher esta vivência é encontrar-se em contato com diversas gerações!
Casa Histórica
Campina Velha
Olho D'água
de São João
Capela de
São Martinho
Poço das
Lavadeiras
Carreiro da
Visagem
Cachoeira
Mãe de Ouro





























