Nós da Gralha Azul, ao lado de nossos parceiros da aldeia Koe Ju Porã e amigos da ONG Outro Olhar estivemos presentes no XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável. O evento teve como sede, entre os dias 11 e 12 de julho, a cidade de Guarapuava-PR. Foram várias exposições e apresentações que demonstram a pluralidade da fé de nossa região.
A cultura indígena foi muito bem representada pela etnia Guarani Mbyá, com canto e dança da aldeia Koe Ju Porã de Turvo-PR e artesanatos de diversas outras comunidades ao longo do Estado. Objetos e manifestações que simbolizam a relação deste povo nativo milenar com a natureza e com suas divindades.
Muitos outros povos estiveram presentes na feira compartilhando seus saberes conosco, como as crenças de matriz afro, Candomblé e Umbanda, as religiões evangélicas, católicas, os fiéis muçulmanos, judeus e todos aqueles que manifestam em seus corações a vontade de fazer o bem para o próximo.
Acima de tudo, o evento demonstra o principal estandarte sob o qual lutamos: o respeito. Além de qualquer barreira de crença, arte, opção sexual ou origem ética, existe um mundo onde todos podemos conviver em paz e justiça. Que essa seja apenas uma de muitas oportunidades para nos expressarmos, para nos abraçarmos, para nos enxergarmos com amor.